
Não há dúvidas de que a importância de um ponto comercial varia de acordo com o seu negócio. Se você possui uma imobiliária ou uma seguradora, é provável que você precise gastar menos (por metro quadrado) em um ponto comercial do que com uma loja de roupas ou lanchonete. Para uma análise mais rica, aqui abordaremos a importância do ponto em negócios “típicos” do varejo.
Em ruas ou mesmo em “shoppings”, a escolha do seu local de operação é fator capital para o negócio “virar”. Não é exagero dizer que ele é o mais importante. Vejamos o porquê:
Produto
Como sabemos, o produto é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas se você errar nele por um curto espaço de tempo, provavelmente ainda haja tempo de corrigir. Mais ainda se você estiver em um excelente ponto. Com muitos clientes ávidos pelo seu produto por perto, marketing e atitude, você recomeçará seu processo de fidelização. Basta ter um pouco de paciência em relação ao seu “pay-back”, e seu negócio estará salvo.
Preço
Errar no preço pode ser bastante perigoso. É difícil mudar na cabeça do seu cliente uma imagem criada de que o seu produto não vale o quanto custa. Mesmo após a correção, se o trabalho de comunicação não for bem feito, essa imagem tende a ficar. Mas com paciência, trabalho de marketing e comunicação correta, é possível virar o jogo.
Promoção
Uma boa comunicação sempre potencializa o crescimento do seu negócio. Dependendo do setor, a estratégia de promoção e comunicação é fundamental para o sucesso. Mas no varejo, se você estiver em um bom ponto fazendo um bom trabalho, o boca-a-boca se encarregará do seu sucesso. Mesmo que seja de forma mais lenta.
Praça, ou ponto
Mas e se errar no ponto? Esse não dá pra colocar nas costas e levar pra outro lugar. E o prejuízo costuma ser grande. O valor atual dos direitos sobre um ponto (conhecido como “luvas”) costuma ser caro. E somado aos custos para fazer uma loja bonita e funcional… Muitas vezes é todo o dinheiro de uma vida.
Em muitos casos, o envolvimento emocional que o empreendedor cria com o negócio impede que perceba onde foi o erro. E continua-se por muito tempo, “sangrando”, em um ponto que jamais vai propiciar o retorno projetado.
Repare: Existem inúmeras lojas com produtos sem qualquer diferencial, caros e com comunicação básica. Mas por estarem bem localizados, acabam ganhando dinheiro e se perpetuando.
Por outro lado, não são poucos os estabelecimentos que estão quebrados apesar de possuírem um ótimo produto, preços justos e comunicação correta.
Agora você já sabe quais as 3 coisas mais importantes do varejo:
- Ponto,
- Ponto, e
- Ponto.
Pescaram?
0 Comments
Leave a comment