Angu do Gomes
Estruturando para crescer
Empresários
Rigo Duarte e Marcello Klang
Escritório
Sebrae: Centro – Rio de Janeiro
Consultores
Rogério Santos e Vicente Maia
Data do projeto
Novembro e Dezembro de 2016
Melhor Case de Sucesso 2017 – Prêmio Rio Produtivo
Histórico da empresa
Em 1950, o português Gomes tem uma grande ideia: comercializar a deliciosa iguaria cuja receita foi trazida pelos escravos, através de carrocinhas de angu pelas ruas cariocas. Cinco anos depois, com a morte do velho Gomes, seu filho João Gomes e Basílio Moreira transformam o comércio iniciado na década anterior pelo pai de João em um negócio ainda mais próspero, chegando a 40 carrocinhas espalhadas pela cidade. Bom e barato, por mais de duas décadas as carrocinhas representaram um democrático espaço de convivência: ricos e pobres, universitários, prostitutas, apontadores do “bicho”, intelectuais, músicos e artistas como Sérgio Mendes e Tom Jobim. Nas carrocinhas se reuniam as mais diversas camadas da sociedade para compartilhar um prato que representava um símbolo de resistência do Rio Antigo. Até mesmo, o então Presidente Kubitscheck encomendava a iguaria em suas visitas à cidade. Diante de tamanho sucesso, a marca virou até verbete, inscrita no Pequeno Dicionário de Gastronomia da época. Mais de 40 anos depois, o neto e empreendedor Rigo Duarte, junto com seu amigo e atual sócio Marcello Klang, reinauguram o restaurante Angu do Gomes na região portuária do Rio, resgatando a icônica marca e seus deliciosos produtos, que nunca saíram da memória dos cariocas.
Problema
Com cada vez mais clientes descobrindo o novo casarão inaugurado na região portuária, e após consultoria estratégica recebida através do programa “Sebrae no Porto”, que implementou práticas de gestão por resultado e KPIs financeiros à empresa, foi diagnosticada a necessidade de estruturação interna para que a casa se tornasse mais rentável e organizada. Mais que isso, a empresa precisava se estruturar para garantir a qualidade dos serviços e dos produtos, além de se preparar para o projeto de expansão. Desta forma, os sócios Rigo e Marcello buscaram junto ao Sebrae consultoria em Planejamento e Gestão por Processos para a área de logística do restaurante.
Relato do início da consultoria
O projeto de processos em logística se iniciou após a consultoria Sebrae no Porto, onde os empresários rapidamente tomaram conhecimento dos números reais da empresa, suportando um novo plano estratégico. Assim, o início da consultoria foi de trabalho árduo focado na mudança de processo, com foco na melhoria de índices básicos como a medição de estoques, diminuição do CMV e acurácia do inventário. A expectativa era grande, mas havia muito trabalho a ser realizado.
Relato do desenrolar da consultoria
Rapidamente os sócios se depararam com a necessidade de trazer alguém mais experiente que suportasse a execução dos processos e a melhora contínua dos controles. O trabalho era grande. Com a ajuda do novo gestor, o trabalho começou a ser implementado. Entre eles:
- Desenvolvimento de processos para a área de compras da empresa, gestão de estoque e realização de inventário;
- Suporte na definição dos parâmetros de compras (estoque mínimo e máximo, o que comprar e o que não comprar, entre outros);
- Reestruturação da estrutura organizacional para suportar o novo processo estabelecido;
- Gestão por KPIs (CMV, falta de produtos, giro de estoque, entre outros);
- Suporte ao desenvolvimento das fichas técnicas;
- Recomendações e apoio para a correta utilização do sistema;
Resultados alcançados
O restaurante Angu do Gomes está em processo de implementação do projeto, que trouxe mudanças profundas no modelo de gestão da Casa. Mas são muitos os pontos de evolução do negócio que já podem ser percebidos e medidos. Entre eles:
- Substituição do sistema por um mais adequado ao novo processo / modelo de gestão adotado;
- Utilização do sistema de forma mais estruturada, do ponto de vista administrativo, de gestão de estoque e controle e apuração dos resultados;
- Agrupamento por segmento de produtos comercializados para análise estratégica do cardápio;
- Reestruturação do cardápio, simplificar para rentabilizar;
- Organização física dos estoques;
- Conscientização e treinamento dos funcionários para o registro fidedigno dos produtos vendidos no sistema;
- Implantação de práticas de controle de estoque;
- Implantação da prática de cotação de preços em compras;
- Implantação de pedido de compras estruturado;
- Criação de fichas técnicas para os pratos produzidos na casa;
- Planejamento de compras através de análise de consumo e projeção de vendas;
- Implantação de rotinas de avaliação de desempenho da empresa;
- Aprimoramento da gestão financeira,
Com a implementação dos novos processos, a empresa teve uma sensível melhora em alguns índices de performance como:
- CMV – queda dos custos de mercadoria vendida em 3 pontos percentuais
- Giro de estoques: o estoque de bebida que girava 1,5 vez passou a girar 3,0 vezes ao mês
- Acuracidade dos estoques: as diferenças no inventário saíram de mais de 10% para menos de 1%
- Lucratividade – aumento da lucratividade da empresa de cerca de 10% para mais de 20% de forma consistente.
Após a consultoria, os empresários deram seguimento ao projeto de expansão do Angu do Gomes,
e o 2º restaurante será inaugurado no 2º semestre de 2017, no bairro de Botafogo, Zona Sul do
Rio de Janeiro.
Depoimento do empresário
“O trabalho do Sebrae foi um divisor de águas para o Angu do Gomes, e para o que a gente sempre desejou para a casa. O projeto nos mostrou números que ainda não conhecíamos, e uma nova forma de gerir a empresa com foco em metas resultados. Também minimizou perdas e melhorou a forma de trabalhar. A organização dos processos nos possibilitou abrir novas frentes, e em novembro de 2017 vamos inaugurar a nossa segunda casa.”